LOJA DO CONSUMIDOR
Episódio n.º1
O livro de reclamações é um dos instrumentos de defesa do consumidor, mas nem sempre é fácil que ele seja eficaz. Obrigatório nos serviços públicos e em certos locais de comércio, acontece que nem sempre existe.
Acontece também, por exemplo, que em muitos restaurantes existe mais do que um livro, o verdadeiro e o fictício que serve de acordo com as ocasiões. Normalmente o que se verifica é que nestes locais são usadas todas as formas para evitar que o cliente use o livro de reclamações.
Este é o tema que abre a emissão do programa Loja do Consumidor que procurará responder, por outro lado, à questão "se haverá felicidade no consumo", com a presença da socióloga Catarina Delaunay.
Na rubrica "Diga de sua Justiça", o espaço de debate em estúdio sobre as dificuldades que se colocam a um condutor envolvido num acidente, para ser ressarcido dos danos pela seguradora do outro condutor.
Como estamos em época de saldos, o programa vai tratar este assunto, respondendo a um conjunto de dúvidas que surgem aos consumidores, desde a troca do produto com defeitos ou o pagamento por cartão de crédito.
A "Loja do Consumidor" dedicará também um espaço aos mais novos através da rubrica "Bê-a-bá", em que os alunos de uma escola de Massamá abordam várias questões sobre o euro.
Conselhos práticos para o dia-a-dia das pessoas não faltam nesta emissão, com o espaço "Vida Prática", em que o consumidor fica a conhecer uma das maneiras para poupar na energia eléctrica e reduzir a sua factura.
A "Loja do Consumidor" é um programa de informação, atento à defesa do consumidor e dos seus direitos.
Ficha Técnica
- Título Original
- LOJA DO CONSUMIDOR
- Intérpretes
- Coordenação: Adelino Ramos
Apresentação:Andrea Neves - Realização
- Leonilde Rodrigues
- Produção
- Ana Pitas
- Ano
- 2003
- Duração
- 30 m minutos