Programas tv

Se Bem Me Lembro (Vitorino Nemésio)

Literatura de Memórias

Géneros

  • Artes e Cultura

Informação Adicional

Literatura de Memórias

Episódio 5 de 0

A propósito da publicação do primeiro volume das memórias do Engenheiro António Maria da Silva, Chefe do Partido Democrático e organizador da Carbonária, Vitorino Nemésio fala-nos hoje da publicação de memórias. Das memórias de grandes figuras da Primeira República: Raul Brandão, João Chagas, Brito Camacho, José Relvas, etc..
Partindo do corolário que as memórias são o "Se Bem me Lembro" dos outros, Nemésio lamenta que não tenha havido muitos vultos portugueses que tenham deixado as suas recordações em papel. Chega à "blague" de dizer que foi pena Afonso Costa ter sido preso poucas vezes, já que escreveu as suas memórias na prisão.
Conta também anedotas curiosas como o facto de Raul Brandão, por exemplo, ter sempre consigo um caderninho onde apontava os boatos, as conversas, o diz-que-disse da altura e que depois transcrevia para papel de imprensa. E termina falando do famoso Diário de João Chagas, publicado depois da morte deste, onde se podem ler alusões amargas a Brito Camacho e a José Relvas, facto que muito magoou os visados.
Mais um programa "Se Bem Me Lembro", sobre lembranças, não de Nemésio, mas dos outros.

Ficha Técnica

Título Original
Se Bem Me Lembro (Vitorino Nemésio)
Intérpretes
Vitorino Nemésio