A Revolta dos Pastéis de Nata
DEFICIÊNCIA
Já alguma vez viu uma pessoa cega a andar de bicicleta? Ou a treinar Kickboxing? E se for um paraplégico a dar a volta ao mundo sozinho, aos comandos de um avião?
Sejam cegas, surdas ou com problemas motores, a maioria das pessoas com deficiência faz o mesmo que todas as outras. Apenas de forma diferente.
A maior limitação não está na deficiência, mas na falta de condições exteriores, que dificulta em muito a vida: escadas por todo o lado, em vez de rampas e elevadores, ruas atravancadas com obstáculos, locais e conteúdos criados a pensar em gente dita? ?normal?. As pessoas com deficiência são quase sempre esquecidas?
Num país com um envelhecimento galopante e taxas de sinistralidade rodoviária de bradar aos céus, é urgente criar um país mais inclusivo. As pessoas com deficiência farão o resto: como quem não tem cão caça com gato, recorrem ao Braille, à Língua Gestual, às ajudas técnicas... e ao civismo de quem está à volta.
O mais difícil é convencer os portugueses de que deficiência não é sinónimo de invalidez. E aí é que está o busílis da questão: os portugueses são uns anormais a lidar com a deficiência?
CONVIDADOS:
Rogério Cação
Bibá Pitta
Paula Reis
Ficha Técnica
- Título Original
- A Revolta dos Pastéis de Nata
- Intérpretes
- Apresentação de Luís Filipe Borges
- Realização
- André Ferreira (estúdio) e Jorge Martins (exteriores)
- Autoria
- German Susín e Pedro Teixeira
- Ano
- 2006
- Duração
- 95 minutos
- Série
- 3