LIVRES E IGUAIS
ASSOCIATIVISMO - Um direito que não usamos
Depois de quase meio século de ditadura, o direito de associação ainda é pouco utilizado pelos portugueses. Para discutir o associativismo em Portugal, as suas estratégias, a sua relação com o Estado e as dificuldades em encontrar voluntários. Este é um assunto central no ano em que se comemora mundialmente o voluntariado.
Para este debate, moderado por Paula Moura Pinheiro, o LIVRES E IGUAIS convidou dirigentes de associações em tudo diferentes:
José Carlos Albino, da Associação Portuguesa Desenvolvimento Local (ANIMAR), Maria do Rosário Zink dos Reis, da Associação dos Familiares de Doentes de Alzheimer, um dirigente da Associação Portuguesa das Famílias Anónimas, Luís Bastos, da Associação dos Utilizadores do IP4, Nuno Domingues, da Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha, e José Manuel Caetano, da Confederação Portuguesa de Defesa do Ambiente.
Os intervenientes comentarão, como sempre, uma história fictícia. Desta vez é a história de uma jovem que quer ser voluntária mas não tem qualificações. Sem meios e com poucos apoios é difícil para uma associação usar a sua disponibilidade. Quando finalmente é uma pessoa qualificada, deixa de ter tempo para ajudar.
Ficha Técnica
- Título Original
- LIVRES E IGUAIS
- Realização
- Helena Santos
- Produção
- Félix Machado