2010
Episódio n.º2
Artistas e criadores de produtos culturais, como textos, músicas ou filmes, descobriram novas formas de produção e difusão com base nas tecnologias digitais. Alguns deles acham que, para serem pagos pelo seu trabalho, e pelo seu talento, o sistema tradicional de direitos de autor não serve. Uma possível resposta nasceu nos Estados Unidos e está a alastrar pelo mundo. São as licenças Creative Commons que, segundo os seus promotores, se situam algures entre todos os direitos reservados e o domínio público. Têm âmbito mundial, são perpétuas e gratuitas. A banda portuguesa The Gift foi pioneira na adesão e utilização destas licenças.
Outra área de aplicação das Creative Commons é a comunicação social. Este processo está a dar os primeiros passos, em Portugal, onde as licenças só são oficiais desde 13 de Novembro. O jornal Público tomou a dianteira e quer afirmar-se como exemplo a seguir por outros.
O programa 2010 desta semana apresenta, ainda, uma entrevista exclusiva com o Professor Lawrence Lessig, criador do sistema Creative Commons.
Na Galeria de personalidades recordamos Maria do Carmo Fonseca. É professora catedrática na Faculdade de Medicina de Lisboa e coordenadora do Instituto de Medicina Molecular. A sua principal área de interesse é a genética.
Divulgar a ciência também pode passar pela gastronomia. Investigadores do projecto ?A cozinha é um laboratório?, da Ciência Viva, explicaram ao 2010 como se descobrem fenómenos científicos no meio de um arroz doce ou de uma gelatina.
Todas as notícias da ciência e da tecnologia num magazine apresentado pelo jornalista Vasco Matos Trigo.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2010
- Intérpretes
- apresentação do jornalista Vasco Matos Trigo
- Produção
- Agência Portuguesa de Imagens
- Duração
- 40m minutos
- Série
- V