Programas tv

A Europa Aqui Tão Perto

Imagem de Finalmente europeus?

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Finalmente europeus?

Episódio 1 de 13 Duração: 50m min


A identidade não se coloca de forma abstracta. Para um país, como Portugal com quase 900 anos de vida em comum, a identidade sempre esteve associada à existência de um projecto capaz de enfrentar os grandes desafios. Os Portugueses sempre foram europeus, como o demonstram a aguda consciência europeia da obra matricial da nossa identidade, Os Lusíadas, de Camões. Os Portugueses devem sê-lo ainda mais, hoje, de vido à magnitude dos desafios que se nos colocam, em que apenas numa escala europeia poderemos ter sucesso.

Numa altura em que tudo parece estar em causa no sistema internacional, desde a questão do terrorismo ao papel das Nações Unidas, passando pela crise global do ambiente, a hesitação no comércio mundial entre portas escancaradas e retorno ao proteccionismo, e a situação de declínio crítico que afecta a política externa dos Estados Unidos, a Europa precisa de vencer as visões paroquiais, olhando para o futuro com ambição e generosidade.

O Portugal de 2006/2007 é também um país irreconhecível, comparado com o de 1986. Economicamente, os salários subiram e os pobres já não estão tão pobres como há 20 anos atrás. No entanto esta melhoria do nível de vida não foi transversal a toda a sociedade. Os salários nem sempre acompanharam a inflação, nem corresponderam a um aumento significativo do poder de compra. O aumento das clivagens entre classes sociais foi inevitável.

Ficha Técnica

Título Original
A Europa Aqui Tão Perto
Produção
Farol de Ideias
Ano
2007
Duração
50m minutos