2010
Episódio n.º14
A água merece hoje a nossa atenção especial, é essencial à vida, mas tem múltiplas utilizações. Até serve para aprender. No Norte da Europa, algumas crianças estão a aprender ciência com a ajuda de águas residuais. As aulas são práticas e no exterior da escola. No final, os alunos saem mais conscientes da importância de preservar o ambiente.
A escassez de água potável na Terra é uma das principais ameaças para a Humanidade. Vale a pena recordarmos uma das muitas formas de detectar a poluição nas águas.
A água é o tema do Centro Ciência Viva de Tavira. Quando o centro foi inaugurado, a reportagem do 2010 foi ver como ali é possível entender o funcionamento das barragens e perceber o impacto das indústrias no meio ambiente.
O Convidado desta semana é o Prof. João Caraça.
Nuno Crato conseguiu o segundo lugar nos prémios europeus de ciência. Professor, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, tem de há muito uma actividade intensa na divulgação da ciência. O 2010 dá-lhe a conhecer melhor Nuno Crato, que tem colaborado regularmente com o programa. Vale a pena recordar uma dessas participações e para isso, nada melhor do que rever um episódio da série A Ciência e a Cidade.
Os adeptos de karaoke podem agora jogar o SingStar na PlayStation 3 e descobrir quem é a estrela musical do círculo de amigos.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2010
- Produção
- Agência Portuguesa de Imagens
- Ano
- 2008
- Duração
- 40m minutos
- Série
- VI