2010
Episódio n.º16
Leonardo da Vinci é o presidente de honra desta edição do 2010. O génio deste sábio está a ser assinalado por estes dias em várias iniciativas na cidade de Lisboa. Uma delas decorre no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.
Fica também o registo de outra iniciativa: um ciclo de conferências sobre Leonardo, na Fundação Calouste Gulbenkian. Alexandre Quintanilha é o coordenador e foi o orador da primeira sessão.
A convidada deste programa é a professora Ana Eiró, comissária da exposição.
A vida e obra de Leonardo da Vinci estão a ser assinaladas também em Belém, numa organização independente desta. No Forte do Bom Sucesso estão expostas algumas das máquinas idealizadas pelo génio italiano.
A análise das características físicas como as impressões digitais não serve apenas para identificar os suspeitos de um crime. A biometria é hoje usada nas empresas para controlar a presença dos funcionários, mas também para realizar transacções e autentificar documentos. Os dados biométricos têm-se expandido e hoje vão desde a íris, ao formato do rosto e da mão.
Quando se fala de biometria, surgem em cima da mesa diversas preocupações. Uma delas tem a ver com a privacidade. Há muito que se discute. Afinal, em que situações é que o uso de dados pessoais recolhidos viola o direito à privacidade?
Portugal participa pela primeira vez num Ano Polar Internacional. Na Fundação Gulbenkian esteve um dos cientistas Portugueses que faz ciência dos pólos. José Xavier falou da importância da Antárctida e do Ártico para o planeta.
O 2010 também dá a conhecer a proposta de leitura deste mês feita pelo professor João Caraça.
As parcerias entre universidades portuguesas e dos Estados Unidos passam por programas conjuntos de formação.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2010
- Produção
- Agência Portuguesa de Imagens
- Ano
- 2008
- Duração
- 40m minutos
- Série
- VI