2010
Episódio n.º20
Nesta edição do 2010 o convidado é o ministro da Ciência, Mariano Gago, para partilhar as memórias da sua passagem pelo CERN. O Centro Europeu de Pesquisa Nuclear é o tema central do programa de hoje.
Uma equipa do 2010 esteve na Suiça e na semana passada o 2010 mostrou parte da reportagem. Foi apresentada a fase final da construção do LHC, o maior acelerador de partículas do mundo. Hoje, o 2010 dá a conhecer algumas das experiências mais importantes qua para ali estão previstas.
A matéria ganhou o conflito com a anti-matéria, até ver. Os cientistas ainda não sabem porquê. Mas esperam encontrar algumas respostas quando fizerem experiências como a LHCb.
As muitas experiências previstas para o LHC vão gerar montanhas de informação. Essa informação tem de ser arquivada e analisada. Para isso é que surgiu o GRID, um enorme projecto de computação. Já há quem lhe chame a Internet do futuro.
O CERN foi fundado em 1954, e a presença portuguesa era, de início, muito discreta. Como país, Portugal aderiu ao CERN em 1986, e actualmente são mais de 100 cientistas e engenheiros nacionais a trabalhar nesta organização.
A contribuição portuguesa no CERN é um dos temas abordados por Robert Aymar na entrevista que deu ao enviado especial do 2010. O Director-Geral do maior instituto de física de partículas do mundo explicou também como se conseguem financiar projectos destas dimensões.
Neste 2010 o professor João Caraça traz a sua escolha para Livro do Mês.
No magazine de ciência, tecnologia e inovação o 2010 mostra como se pode inovar para ensinar física.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2010
- Produção
- Agência Portuguesa de Imagens
- Ano
- 2008
- Duração
- 40m minutos
- Série
- VI