2010
Episódio n.º23
Anda meio mundo com os olhos postos no céu. A sonda Phoenix pousou em Marte e já começou a recolher e enviar imagens. Para televisão, não são grande espectáculo, mas os cientistas estão contentes.
A exploração do Espaço merece hoje a nossa atenção. Mas esta é uma actividade com repercussões aqui na Terra. Ora vamos ver algumas aplicações do dia a dia ligadas, mais ou menos directamente, às experiências feitas a propósito das missões espaciais.
A observação do Espaço cativa cada vez mais pessoas, em particular jovens. Mas há quem faça disso a profissão. Por exemplo, os cientistas que trabalham no Observatório Astronómico de Lisboa. A reportagem do 2010 foi visitar a casa de quem vive a olhar para as estrelas.
A última vez que Marte suscitou as atenções generalizadas foi há 5 anos, em 2003. Nessa altura, o planeta vermelho atingiu a posição mais próxima da Terra, nos últimos 60 mil anos.
O Espaço Europeu de Investigação vai sofrer um novo impulso. Os ministros do sector dos 27 Estados Membros aprovaram o processo de Liubliana, com o objectivo de melhorar a coerência e as sinergias entre as iniciativas individuais de cada país.
Acabaram-se os esquecimentos e as perdas do bilhete de avião, ou as esperas ao balcão das companhias ou das agências de viagem. É a consequência do uso generalizado dos bilhetes electrónicos.
A capacidade de inovação pode ser avaliada pelo Inovation Soring. Esta nova ferramenta foi desenvolvida pela COTEC. Começou a ser aplicada e já deu resultados em algumas empresas. O 2010 foi conhecer uma empresa pioneira no uso desta ferramenta.
Voltamos ao tema de abertura, para recordar uma etapa histórica na conquista do Espaço.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2010
- Produção
- Agência Portuguesa de Imagens
- Ano
- 2008
- Duração
- 40m minutos
- Série
- VI