2010
Episódio n.º27
No magazine de ciência, tecnologia e inovação da RTP fala-se hoje das novas redes de comunicações. Chamam-se redes de nova geração. No fundo, o que se pretende é uma maior largura de banda, para conseguir comunicações mais rápidas. Ainda agora decorreu em Lisboa a conferência ?Portugal em Fibra Óptica?, para reflectir sobre o assunto.
É sobretudo lá em casa, aí em casa, que se sente a necessidade de redes com mais capacidade. Seja para receber conteúdos através da Internet, seja para que os diversos equipamentos possam comunicar entre eles. No Museu das Comunicações, em Lisboa, a Casa do Futuro Interactiva continua a espantar e a fazer as delícias dos visitantes. O 2010 recorda uma das vezes em que lá esteve, neste caso em 2003.
Aumentar a largura de banda para as comunicações é a preocupação central no sector das tecnologias. Essa é, de resto, uma das conclusões do primeiro estudo realizado em Portugal pela consultora Deloitte e pela APDC sobre as tendências nas áreas de tecnologia, media e telecomunicações.
O convidado de hoje é o director geral da Alcatel Lucent, uma empresa que está muito empenhada neste dossiê da Banda Larga, e que também lançou a iniciativa ?Banda Larga para Todos?.
A investigação científica exige recursos cada vez mais sofisticados. Uma resposta possível é o aumento da cooperação entre instituições. O 2010 dá-lhe a conhecer um exemplo da aplicação desta filosofia, neste caso na astronomia.
A astronomia é um dos interesses de Nuno Crato, o re-eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática. Nuno Crato, que por várias vezes colaborou aqui connosco no 2010, foi distinguido pelo Presidente da República, no Dia de Portugal, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2010
- Produção
- Agência Portuguesa de Imagens
- Ano
- 2008
- Duração
- 40m minutos
- Série
- VI