2010
Episódio n.º28
Na edição de hoje o 2010 está em Algés, no recinto do festival OPTIMUS ALIVE, um dos principais deste Verão lisboeta. E porquê? Já vai perceber, quando lhe disser que a música e a ciência sobem juntas ao palco. E por aqui vai falar-se, também, de biodiversidade, com o lançamento de uma bolsa de estudo para esta área do conhecimento.
Para começar, fala-se de bioversidade noutra abordagem. É a propósito do estudo desenvolvido por cientistas na Holanda e no Reino Unido. Ao abrigo do projecto europeu ALERT, eles descobriram que, por causa da poluição, está a diminuir o número de insectos responsáveis pela polinização. E isso afecta a biodiversidade.
Novas formas de vida estão a ser descobertas nos fundos marinhos a grande profundidade. O Centro Oceanográfico do Reino Unido, baseado em Southampton, desenvolve projectos nos diversos oceanos. O grande objectivo é estudar as alterações climáticas.
A biodiversidade ameaçada pela poluição. Só os organismos que se adaptam conseguem sobreviver.
É, de resto, o que nos ensinou Charles Darwin, há 150 anos. Para comemorar o aniversário da teoria do evolucionismo, foi lançado um desafio às escolas portuguesas. Desafio lançado pelo jornal digital cienciahoje.pt, de que é sub-director Tiago Flemming Outeiro. Um concurso como forma de aprender. Continuando na escola, o 2010 dá a conhecer um trabalho desenvolvido por alunos da José Gomes Ferreira, em Benfica, Lisboa. Na disciplina de Área de Projecto, uniram a Física à Engenharia Civil e à Arquitectura e criaram a escola do futuro. A inspiração veio do passado e para já este local de ensino só existe em vídeo, em maqueta ou nos sonhos de alguns estudantes. Linguagens de programação e robótica parecem temas destinados a cientistas com longa experiência.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2010
- Produção
- Agência Portuguesa de Imagens
- Ano
- 2008
- Duração
- 40m minutos
- Série
- VI