2010
Episódio n.º29
O 2010 testemunhou a presença do Instituto Gulbenkian de Ciência no festival OPTIMUS ALIVE 2008, em Algés.O ponto alto foi a possibilidade dos visitantes conversarem individualmente com alguns investigadores. A iniciativa chamou-se speed dating. Um dos cientistas que por aqui andou foi o Lounes Chikhi. Com um interesse muito especial: chamar a atenção para a Biodiversidade...
Os investigadores que o IGC trouxe a Algés distribuiram-se por várias iniciativas. O 2010 dá a conhecer algumas delas e a reacção dos participantes.
Muitas pessoas que aqui vieram foram surpreendidas pela presença de cientistas num festival de música. O 2010 recolheu algumas opiniões.
Trazer a ciência a um festival de música é inovar na divulgação científica.
Sair à noite e viajar numa carruagem-bar foi a ideia de um grupo de alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira em Benfica. De um projecto passaram a uma maquete e a contactos com a CP. Quem sabe se um dia irá ver o Rythmic Train a passar por ali. Em dia de música e festa o 2010 mostra-lhe um novo instrumento musical. Chama-se garrafone e foi criado por um grupo de alunos do 12º ano. Durante um ano testaram garrafas com água e agora podem criar as suas próprias melodias através de uma espécie de piano com garrafas. A mais antiga Mãe vertebrada jamais descoberta tem 375 milhões de anos. É o fóssil de um placoderme e foi encontrado na Austrália.
Entrou em vigor a legislação sobre comportamento térmico dos edifícios. Os cidadãos tem agora o direito de saber a classe de cada prédio, em termos energéticos, como nos electrodomésticos. Um projecto europeu, o SOLANOVA, permitiu melhorar muito substancialmente o comportamento de edifícios de betão. Neste caso numa cidade da Hungria.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2010
- Produção
- Agência Portuguesa de Imagens
- Ano
- 2008
- Duração
- 40m minutos
- Série
- VI