2010
Episódio n.º3
O 2010, o seu magazine de ciência, tecnologia e inovação da RTP, faz hoje o balanço de um ano de parcerias entre universidades portuguesas e o instituto americano MIT.
Equipas de reportagem do nosso programa foram às três universidades portuguesas envolvidas no projecto, para ver como se desenrola o mais badalado projecto académico dos últimos tempos no nosso país.
No âmbito da Agenda EDAM, os projectos de investigação com o objectivo de desenvolver parcerias com a indústria são um dos pontos fundamentais. Consegue-se revolucionar a estrutura das pós-graduações e doutoramentos, que agora têm uma componente prática e produtiva mais relevante. Ao mesmo tempo, contribui-se para o desenvolvimento das indústrias de engenharia automóvel, biomédica e aeroespacial.
O curso EDAM do programa MIT-Portugal desdobra-se em dois estudos diferentes: um doutoramento e um curso avançado com equivalência ao 3º ciclo de Bolonha. Vamos perceber como funcionam os dois modelos.
Este mês o Professor João Caraça traz-nos o livro Despertar para a Ciência. Baseia-se em grande parte das conferências de um ciclo, com o mesmo nome, organizado pela Fundação Gulbenkian.
Syphon Filter Dark Mirror marca o regresso de Gabe Logan, o herói agente da Precision Strike, especializado em missões furtivas. É o nosso jogo desta semana, para PlayStation 2.
Não perca isto e muito
Ficha Técnica
- Título Original
- 2010
- Produção
- Agência Portuguesa de Imagens
- Ano
- 2008
- Duração
- 40m minutos
- Série
- VI