Vida Por Vida
Episódio n.º47
CHEIAS E INUNDAÇÕES: SOCORRO E AUTO-PROTECÇÃO NUM RISCO CRESCENTE
Foram as piores cheias na região de Lisboa desde 1983. Três pessoas perderam a vida. No dia 16 de Fevereiro de 2008, a chuva intensa que caiu durante horas fez transbordar rios e ribeiras. O concelho de Loures foi um dos mais atingidos pela intempérie. Das 179 pessoas desalojadas no distrito, 90 viviam neste município às portas da capital. A autarquia de Loures viu-se mesmo obrigada a accionar o plano municipal de emergência.
Em Lisboa, são frequentes as inundações às primeiras chuvas de Inverno. Centro histórico com edifícios degradados e ausência de manutenção; construções novas mas com problemas de escoamento das águas pluviais; ou zonas ribeirinhas constantemente inundadas pelas fortes chuvas, com a agravante do efeito das marés.
PORTUGAL TEM FALTA DE CULTURA DE PREVENÇÃO A DESASTRES NATURAIS
No período entre 1900 e 2009 morreram em Portugal 3.340 pessoas, vítimas de desastres naturais. Temperaturas extremas, inundações e incêndios florestais foram os fenómenos causadores das mortes. Os números são do centro internacional de pesquisa e estatística de desastres naturais. O CRED tem registos de mais de 16 mil catástrofes naturais ocorridas no mundo. Entre 2000 e 2008, cerca de 150 milhões de pessoas foram afectadas pelas cheias. Mais de 10 mil morreram.
?NO QUARTEL? ? B.V. VALADARES
Custou 120 mil escudos em 1947. Uma fortuna na época, mas que permitiu comprar a primeira ambulância da corporação. Ocupa hoje um lugar de destaque entre outras viaturas recuperadas do passado. Logo ali ao lado, está o V.O.E. ? Veículo de Operações Específicas.
Ficha Técnica
- Título Original
- Vida Por Vida
- Ano
- 2009
- Série
- VI