Artes de Rua
Patins em Linha
Ao contrário da ideia generalizada, os Patins em Linha surgem bem antes dos Patins comuns de quatro rodas!
Usados como meio de transporte para curtas distâncias, a sua primeira utilização está registada no ano de 1743, como uma adaptação terrestre dos Patins de Gelo. O inventor perdeu-se na história.
A primeira patente foi registada em França em 1819, pelo Sr Petibled.
Nessa altura começam a ser usados nos treinos de Patinagem Artística, sempre que não era possível ter uma pista em gelo!
Em 1910 passam a ser construídos com botas, com o intuito de melhorar a sua performance no Hóquei em Patins.
Entre os anos 60 e 80, os Patins de 4 rodas comuns acabam por vingar: Na rua são moda, associados à cultura do Disco Sound! Madonna recriou esse ambiente no videoclip do seu tema "Sorry".
Já nos anos 80, em Chicago, os patins em Linha voltam à carga: Surgem os primeiros modelos com a roda da frente e a de trás avançadas, tal como nos Patins de Gelo.
Na mesma década, Scott e Brennan Olso, formam a Rollerblad Inc. que viría a ser uma referência no desenvolvimento de uma Indústria de Patins em Linha. Com 2, 3 ou 4 rodas, botas maiores ou mais pequenas, mais pesadas ou mais leves, com travões ou sem travões; Tudo foi testado para melhorar a sua performance. No final dos anos 90 esta já era uma indústria em grande expansão.
O primeiro Campeonato Mundial de Patins em Linha aconteceu na Alemanha em 2002, e mantém-se até hoje!
Usados em várias modalidades. Corrida de Patins, Patinagem Artística, Hóquei em Patins, Dança, Freestyle, Slide, Free Riding, ou simplesmente para passear com a família, são também uma Arte de Rua!
Ficha Técnica
- Título Original
- Artes de Rua
- Realização
- João Paulo Silva
- Produção
- Panavideo
- Autoria
- João Paulo Silva
- Ano
- 2009
- Duração
- 30 minutos