Programas tv

ESTAÇÃO DE SERVIÇO

Imagem de Ss regras do Rendimento Social de Inserção devem ser alteradas?

Géneros

  • Informação - Actualidades

Informação Adicional

Ss regras do Rendimento Social de Inserção devem ser alterad...

Episódio 106 de 0

São cada vez mais os beneficiários do Rendimento Social de Inserção nos Açores. Em Fevereiro do ano passado eram 17 mil, agora são 20 mil, o número de açorianos dependentes deste complemento, segundo dados da Segurança Social.

A medida criada em 1996, e que começou por chamar-se Rendimento Mínimo Garantido, corresponde a um custo anual, na região, de 19 milhões de euros.

O apoio a famílias carenciadas é, neste momento, alvo da atenção dos deputados regionais. A bancada do PS acaba de propor a criação de uma comissão parlamentar para avaliar a aplicação do Rendimento Social de Inserção.

No plano nacional o CDS-PP propõe alterações ás regras de atribuição. Os populares defendem que metade do subsídio deve ser entregue em géneros e que a contrapartida do rendimento deve ser trabalho social. Uma compensação, a que o líder do PSD prefere chamar de trabalho à comunidade.

Será que as regras do Rendimento Social de Inserção devem ser alteradas?

É esta a questão que lançamos a debate no programa de hoje.

A jornalista Marta Silva convida Paulo Morgado, licenciado em Serviço Social e coordenador do Núcleo Local de Inserção de Angra do Heroísmo.

A partir das 18:45, na RTP-Açores e na Antena 1, pode participar no programa, ligando o número 296 202 767, escrevendo para o endereço electrónico estacao.servico@programas.rtp.pt e deixando o seu comentário no blog (http://rtp.pt/icmblogs/rtp/estacaodeservico/) ou no perfil do programa no Facebook.

Ficha Técnica

Título Original
ESTAÇÃO DE SERVIÇO
Produção
RTP-AÇORES
Ano
2010
Série
V