ESTAÇÃO DE SERVIÇO
Ss regras do Rendimento Social de Inserção devem ser alterad...
São cada vez mais os beneficiários do Rendimento Social de Inserção nos Açores. Em Fevereiro do ano passado eram 17 mil, agora são 20 mil, o número de açorianos dependentes deste complemento, segundo dados da Segurança Social.
A medida criada em 1996, e que começou por chamar-se Rendimento Mínimo Garantido, corresponde a um custo anual, na região, de 19 milhões de euros.
O apoio a famílias carenciadas é, neste momento, alvo da atenção dos deputados regionais. A bancada do PS acaba de propor a criação de uma comissão parlamentar para avaliar a aplicação do Rendimento Social de Inserção.
No plano nacional o CDS-PP propõe alterações ás regras de atribuição. Os populares defendem que metade do subsídio deve ser entregue em géneros e que a contrapartida do rendimento deve ser trabalho social. Uma compensação, a que o líder do PSD prefere chamar de trabalho à comunidade.
Será que as regras do Rendimento Social de Inserção devem ser alteradas?
É esta a questão que lançamos a debate no programa de hoje.
A jornalista Marta Silva convida Paulo Morgado, licenciado em Serviço Social e coordenador do Núcleo Local de Inserção de Angra do Heroísmo.
A partir das 18:45, na RTP-Açores e na Antena 1, pode participar no programa, ligando o número 296 202 767, escrevendo para o endereço electrónico estacao.servico@programas.rtp.pt e deixando o seu comentário no blog (http://rtp.pt/icmblogs/rtp/estacaodeservico/) ou no perfil do programa no Facebook.
Ficha Técnica
- Título Original
- ESTAÇÃO DE SERVIÇO
- Produção
- RTP-AÇORES
- Ano
- 2010
- Série
- V