ESTAÇÃO DE SERVIÇO
Problemas de saúde
Todos os anos, 23 mil doentes açorianos são obrigados a sair da ilha de origem para resolver problemas de saúde.
A falta de respostas nos hospitais e centros de saúde da região é colmatada com um apoio à deslocação.
Vinte e três euros é a diária atribuída, pela Segurança Social, para alojamento e alimentação, valor que na maioria dos casos nem chega para pagar um quarto. O novo regime de apoios, que já devia ter entrado em vigor há três meses, prevê o aumento deste valor.
Enquanto isso instituições como a Associação Acreditar propõe a criação de uma delegação nos Açores para ajudar crianças com cancro, um tipo de acompanhamento que, na ilha Terceira, já é feito em parte pela Liga dos Amigos do Hospital de Angra do Heroísmo.
A questão que o Estação de Serviço lança a debate é saber se os doentes deslocados precisam de mais apoio.
Em estúdio, a jornalista Marta Silva, tem a presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Angra, Fernanda Trindade, ela que foi uma das 10 nomeadas para o Prémio Mulher Activa, deste ano.
A partir das 18:45, na RTP-Açores e na Antena 1, pode participar no programa, ligando o número 296 202 767, escrevendo para o endereço electrónico estacao.servico@programas.rtp.pt e deixando o seu comentário no blog (http://rtp.pt/icmblogs/rtp/estacaodeservico/) ou no mural do programa no Facebook.
Ficha Técnica
- Título Original
- ESTAÇÃO DE SERVIÇO
- Produção
- RTP-AÇORES
- Ano
- 2010
- Série
- V