ESTAÇÃO DE SERVIÇO
OS TRANSPORTES E A PESCA
Os transportes são o calcanhar de Aquiles do sector do comércio de pescado nos Açores.
É um problema que se agrava com a crise dos mercados, a crise do sector e a crise global.
Para os comerciantes de pescado, trata-se de um sector que sobredimensionado na produção, com excesso de pessoas dedicadas à pesca.
Os transportes para escoamento do peixe, a retracção dos mercados, o abaixamento dos preços na Europa e a concorrência dos países extra-comunitários são problemas que os comerciantes de pescado enfrentam.
No plano interno, os comerciantes não aceitam que uma empresa com 100 por cento de capitais públicos venha fazer concorrência directa com os privados. Trata-se da Espada Pesca uma empresa criada pelo Governo através da Lotaçor. Em termos globais o pescado fresco movimenta 30 milhões de euros por ano.
No Estação de Serviço de hoje, os problemas do comércio no sector das pescas vão estar em análise, numa conversa dirigida por Teresa Nóbrega, com o presidente da Associação de Comerciantes de Pescado, Pedro Melo.
A partir das 18:45, na RTP-Açores e na Antena 1, pode participar no programa, ligando o número 296 202 767, escrevendo para o endereço electrónico estacao.servico@programas.rtp.pt e deixando o seu comentário no blog (http://rtp.pt/icmblogs/rtp/estacaodeservico/) ou no mural do programa no Facebook.
Ficha Técnica
- Título Original
- ESTAÇÃO DE SERVIÇO
- Produção
- RTP-AÇORES
- Ano
- 2010
- Série
- V