ESTAÇÃO DE SERVIÇO
As energias renováveis são um bom investimento?
Cada vez mais açorianos recorrem às fontes de energia renováveis para economizar na factura da electricidade.
Neste momento, há mesmo quatro consumidores regionais que já vendem, à rede pública, electricidade produzida em casa.
Há cerca de um ano, a união europeia aprovou o "pacote clima-energia", a nova legislação pretende uma redução de 20% nas emissões de gases com efeito de estufa, o aumento para 20% da contribuição das energias renováveis no consumo de energia, e um crescimento de 20% na eficiência energética, até 2020.
Na passada semana, o Governo Regional anunciou uma revisão do actual sistema de incentivos à produção de energia a partir de fontes renováveis, o executivo está empenhado na redução da dependência energética da região.
Cientistas, políticos e empresários dizem que é possível tornar os Açores energeticamente sustentáveis, este é o principal objectivo do projecto "green islands". O arquipélago dispõe de condições privilegiadas para o aproveitamento das energias "limpas" e podem mesmo constituir um exemplo de sustentabilidade energética, a nível europeu.
As energias renováveis são um bom investimento? Os incentivos do governo à produção de energia renovável são atractivos? Os açorianos acreditam nas potencialidades das chamadas "energias limpas"?
O convidado do jornalista João Simas, no ?Estação de Serviço? de hoje é o Director Regional da Energia, o economista José António Cabral Vieira.
Contamos com a sua participação para o número 296 202 767, ou para o e-mail estacao.servico@programas.rtp.pt
Ficha Técnica
- Título Original
- ESTAÇÃO DE SERVIÇO
- Produção
- RTP-AÇORES
- Ano
- 2010
- Série
- V