ESTAÇÃO DE SERVIÇO
Medicina hiperbárica
O homem sempre se sentiu atraído pelo fascínio exercido pelo mar e na tentativa de provar novos riscos e desafiar o perigo, desde épocas remotas se aventurou na actividade do mergulho subaquático.
Mas a descida a grandes profundidades por um período prolongado de tempo implica riscos. Os acidentes de descompressão podem levar à incapacitações física e até à morte.
As câmaras hiperbáricas são a melhor forma de tratar esses acidentes e não só.
Hoje a medicina hiperbárica trata todas as doenças causadas ou agravadas pela falta de oxigénio ao nível dos tecidos, como por exemplo o pé diabético.
Nos Açores há uma unidade a funcionar no Hospital da Horta.
No Estação de Serviço desta quinta-feira, vamos procurar saber quais as principais vantagens da medicina hiperbárica e as doenças que ela pode tratar.
Em estúdio, a jornalista Susana Silveira entrevista Luís Quintino, médico do Hospital da Horta, e responsável por este serviço.
A partir das 18:45, na RTP-Açores e na Antena 1, pode participar no programa, ligando o número 296 202 767, escrevendo para o endereço electrónico estacao.servico@programas.rtp.pt e deixando o seu comentário no blog (http://rtp.pt/icmblogs/rtp/estacaodeservico/) ou no perfil do programa no Facebook.
Ficha Técnica
- Título Original
- ESTAÇÃO DE SERVIÇO
- Produção
- RTP-AÇORES
- Ano
- 2010
- Série
- V