03 Jul 2015
Nos Açores, uma em cada dez crianças que nasce é filha de pais adolescentes, uma média que contribui para que Portugal ocupe o segundo lugar de gravidez na adolescência na Europa.
Em Rabo de Peixe, o número de gravidezes precoces passou de 186 em 2007 para 204 em 2009. Os jovens têm relações sexuais cada vez mais cedo e negligenciam riscos de gravidez ou de doenças sexualmente transmissíveis. Especialistas defendem que boa parte da culpa é dos pais porque o sexo ainda é tabu em muitas famílias.
A que se deve este número tão elevado? Estarão as políticas de combate à gravidez na adolescência e ao sexo seguro a funcionar? Serão os pais os grandes responsáveis pela elevada taxa de filhos de adolescentes nos Açores?
"Como evitar a gravidez na adolescência?" é a pergunta que a jornalista Dulce Teixeira lança hoje no programa "Estação de Serviço", transmitido a partir de Angra do Heroísmo, com a convidada Rosa Carvalhal, enfermeira e membro da direcção da UMAR/Terceira.
Pode participar no programa, a partir das 18:45, na RTP-Açores e na Antena 1, ligando o número 296 202 767, escrevendo para o endereço electrónico estacao.servico@programas.rtp.pt e deixando o seu comentário no blog (http://rtp.pt/icmblogs/rtp/estacaodeservico/) ou no mural do programa no facebook.