03 Jul 2015
Termina hoje o programa comemorativo do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. Foi um ano de reflexão sobre a realidade e os desafios que se colocam numa região, num país e numa Europa envelhecida. Foi igualmente um ano de sensibilização da sociedade civil para os contributos socioeconómicos, culturais e relacionais prestados pelas pessoas mais velhas.
As comemorações estiveram a cargo do programa Aprendizagem ao Longo da Vida, da Universidade dos Açores, que desde 2003 já formou mais de 2 mil alunos séniores.
Atualmente os idosos vivem mais, são mais ativos e produtivos e, nos Açores, cerca de 13% da população corresponde a pessoas com mais de 65 anos.
No ?Estação de Serviço? de hoje queremos saber se a sociedade açoriana dá o devido valor ao contributo dos mais velhos, se devemos investir mais na formação ao longo da vida a nível regional, e que benefícios traz essa formação.
A jornalista Dulce Teixeira recebe em estúdio Teresa Medeiros, Professora Universitária, Pró-Reitora para a Formação ao Longo da Vida e Presidente da Comissão Coordenadora da Aprendizagem ao Longo da Vida, da Universidade dos Açores
?Devemos investir mais na aprendizagem ao longo da vida??, é a pergunta que colocamos hoje aos telespetadores, que podem participar em direto, neste programa da RTP Açores, a partir das 19 horas, através do 296 202 767.