Programas tv

Príncipes do Nada

Géneros

  • Informação - Especializada

Informação Adicional

Episódio n.º9

Episódio 9 de 13 Duração: 30 min

Neste programa, Catarina Furtado vai até Cabo Verde e relata a história exemplar de uma mulher que através de um microcrédito criado pela Associação Morabi (que ajuda mulheres caboverdianas), ressuscitou a sua vida. Os seus dotes de pasteleira e a sua capacidade de trabalho e de empreendedorismo tiraram a fome a toda a sua família. Em sua casa todos fazem bolos, dia e noite, durante a semana e ao fim de semana e em Santiago não há quem não conheça a Dona Estela! Um exemplo de como uma pequena ajuda pode ser o suficiente para erguer um grande negocio ajudando a erradicar a fome e a pobreza ( 1º Objectivo de Desenvolvimento do Milénio )e a promover a igualdade de gênero e a capacitação das mulheres ( 3º Objectivo de Desenvolvimento do Milénio).


De seguida, o programa segue com uma história comovente passada na Guiné com a ONG Tese e o seu projecto Luz BIN onde se retrata a importância crucial da aplicação de painéis solares para possibilitar o acesso à escola, à noite, a centenas de adultos. É impressionante os kilometros que estes guinienses fazem por dia a pé ou de bicicleta para poderem estudar, tantas vezes de estomago vazio. (2º Objectivo de Desenvolvimento do Milénio- atingir o ensino primário universal e 7º ODM- sustentabilidade ambiental)

Esta nona emissão dos Príncipes do Nada inclui ainda uma terceira história. Fomos também até Moçambique e acompanhámos o trabalho da Associação Coalizão, uma ONG Moçambicana criada por e para os jovens. A sensibilização dentro das escolas, nos bairros e nos mercados feita por jovens voluntários tem sido fundamental para tentar travar o HIV Sida.

Ficha Técnica

Título Original
Príncipes do Nada
Intérpretes
Catarina Furtado
Realização
Catarina Furtado e Ricardo Freitas
Produção
Até ao Fim do Mundo
Autoria
Catarina Furtado e Ricardo Freitas
Ano
2009
Duração
30 minutos
Série
2