INICIATIVA
nível do volume de horas trabalhadas
De acordo com dados da OCDE, trabalha-se mais horas por semana do que em França, Espanha, Holanda e até Alemanha. A questão levanta-se então, não ao nível do volume de horas trabalhadas, mas ao nível do custo de produção. Um dos caminhos que apontamos para resolver esta questão da produtividade, passa pela qualificação e pela interiorização de novas formas de estar no mercado de trabalho.
Os estágios profissionais são importantes neste sentido: os recém-formados aproximam-se do mercado empregador e aprendem em ambiente real de trabalho; já as entidades empregadoras podem incorporar novas visões e sobretudo colaboradores muito motivados.
Para quem decide criar o seu próprio emprego, a realização pessoal, está mesmo nas suas mãos. Com o apoio do IEFP, Teresa Barranha também é um exemplo de empreendedorismo. No seu caso, a decisão passou por criar uma clínica veterinária.
Jonatas Guedes é o nosso entrevistado desta semana. Desenvolveu a sua formação no Centro de Formação Profissional da Indústria da Ourivesaria e Relojoaria em Gondomar.
O CINDOR é um dos muitos centros de formação financiados pelo Programa Operacional Potencial Humano - POPH. No seu caso, a formação conferiu-lhe dupla certificação de nível secundário e desenvolveu-se em sistema de alternância, ou seja, no Centro de Formação e em contexto de trabalho.
Ficha Técnica
- Título Original
- INICIATIVA
- Intérpretes
- Apresentação de Raquel Santos
- Produção
- Duvideo
- Ano
- 2011
- Série
- VII