Programas tv

Síntese Histórica do Cinema Português

E Depois de Abril (1974 e 1984)

Géneros

  • Documentários - História

Informação Adicional

E Depois de Abril (1974 e 1984)

Episódio 6 de 6

Com Abril de 74, começou um daqueles períodos em que a sociedade muda o cinema com maior rapidez e evidência do que o cinema muda a sociedade .
O cinema português, como arte do choque, do trauma teve a ocasião de mostrar como sabia bater-se com os traumas de uma sociedade portuguesa em confronto, logo após o dia 25 de Abril de 1974.
Nos anos que se seguiram à " revolução dos cravos" passou-se de uma tristeza triunfal da resistência à alegria breve, demasiado breve, da própria revolução.
Esses primeiros anos, caracterizam-se pelo renascer de algumas obras colectivas, documentários , reportagens, frequentemente em 16mm, para cinema ou televisão, por vezes com a colaboração da 5ª Divisão das Forças Armadas.
A partir de 1979, alguns súbitos sucessos de público , imbatíveis quase até aos dias de hoje, fazem acreditar naquele encontro com o espectador que o Cinema Novo desde sempre desejou , mas entrando agora em compromissos que antes se recusavam.
Também se legitima o chamado "cinema chato", nomeadamente através do acolhimento que os filmes de arte da chamada "escola portuguesa" vão continuamente tendo nos maiores festivais.
Muito pouco, afinal, ficou da grande agitação revolucionária: na superfície, sucedem-se grandes viragens; mas a níveis mais profundos, como são os do imaginário e das estruturas, mantêm-se muitas obsessões e impasses de antigamente, assim como muita da anterior criatividade.
Texto de Paulo Filipe Monteiro
Voz de Luis Miguel Cintra
Produção e Autoria de Pedro Efe
Realização de Jorge Paixão da Costa

Ficha Técnica

Título Original
Síntese Histórica do Cinema Português
Produção
Acetato Produção de Filmes
Autoria
Pedro Éfe, José de Matos Cruz e António Macedo
Ano
1997