Osaka
Ep. 13 01 Jun 2025
Viajamos até Caracas, capital da Venezuela. Caracas foi, no último século, um dos principais destinos de emigração portuguesa, essencialmente proveniente da Madeira. É uma cidade de revolucionários e simultaneamente muito ligada à tradição. Num mesmo dia, podemos visitar uma ?hacienda? e jantar no bar mais ?in?.
Bienvenidos a Caracas.
Filipe Gouveia, 47 anos, jornalista, natural da Madeira. Conhecemos o Filipe na Praça Venezolano, uma das praças mais importantes do centro de Caracas. Um ponto obrigatório de passagem em Caracas é a praça Bolivar, onde tudo o que é política está na ordem do dia, caminhamos até à esquina caliente, um centro de divulgação das culturas de esquerda e de simpatizantes de Chavez. Para conhecermos os produtos típicos, como a folha de plátano e a mandioca, vamos ao mercado Quinta Crespo, aqui existem muitos vendedores portugueses. Dá-mos um pequeno passeio pelo bairro 23 de Enero, para desmistificar a má fama que o bairro tem, entramos no centro de confeções têxteis onde produzem, principalmente, uniformes e estão sempre à procura de saber quais as necessidades da comunidade. Filipe diz-nos que não esconde que gostava de regressar para Portugal, mas ao mesmo tempo ficaria triste se tivesse de abandonar a Venezuela.
Paula Martins, 36 anos, educadora de infância, natural de Aveiro. Paula dá-nos as boas-vindas nas montanhas Del Avila, no parque nacional Waraira Repano, descemos até à cidade de teleférico e é numa volta de carro, com Paula, que percebemos o estado degradado das estradas, o trânsito caótico e que o preço da gasolina é mais barato que uma garrafa de água.
Vamos conhecer o município El Hatilo, um bairro muito cultural com as suas casas coloniais coloridas, entramos numa loja de artesanato típica, onde se encontra o presente perfeito para se levar da Venezuela para Portugal. Vamos despedir-nos de Paula no colégio Los Arcos, hoje celebra-se a grande patinada, a festa de final de período do colégio dos filhos, os meninos levam bicicletas, trotinetas, patins e assistimos à cerimónia de lançamento de balões com ?mensagens ao Jesus?.
Ricardo Xavier, 50 anos, bancário, natural da Madeira. É como sendo o quintal de sua casa que Ricardo nos apresenta o parque Del Este, onde faz o seu exercício matinal, este parque recebe muitos visitantes todos os dias, na prática do desporto e para fazerem piqueniques. É na Hacienda Santa Teresa, que nos mostram todo o processo do fabrico de rum, desde a apanha da cana, a extração do açúcar, a fermentação ao engarrafamento. Vamos conhecer os amigos do Ricardo em Higuerote de onde seguimos, num passeio de barco, até à ilha Cayo Herradura, um local ideal para estar fora da confusão, aqui são muito exigentes para a construção de modo a manter a preservação da natureza, é com esta visita que Ricardo se despede de nós.
Osaka
Ep. 13 01 Jun 2025
Belfast
Ep. 12 31 Mai 2025
Montreal
Ep. 11 25 Mai 2025
Ho Chi Minh
Ep. 10 24 Mai 2025
Salvador
Ep. 9 18 Mai 2025
Bucareste
Ep. 8 17 Mai 2025
Melbourne
Ep. 7 11 Mai 2025
Zurique
Ep. 6 10 Mai 2025