Programas tv

Grande Reportagem-Sic 2012

Imagem de Vencer o Corpo

Géneros

  • Informação - Especializada

Informação Adicional

Vencer o Corpo

Episódio 34 de 42

João Pedro Almeida nasceu Ana Rita há 22 anos. A primeira memória de infância está associada à rejeição do corpo. Aos três anos, João Pedro pegava no terço que a avó lhe dera, e que tinha preso na bandeira da cama, e pedia para acordar rapaz na manhã seguinte. Aprendeu a viver com a frustração do milagre que nunca se concretiza. Mas a vida nunca se afirmou plena.
Cresceu a brincar com rapazes, a jogar à bola, a vestir roupas de rapaz. O rótulo de "Maria-Rapaz" passou a ser a embalagem que protegia Ana Rita do mau-estar social que um comportamento, distanciado dos padrões femininos, causava. Na escola chamavam-lhe o "Coisa".
Nas ruas de Ourém, terra onde nasceu e sempre viveu, encaravam-no com desconfiança. Os pais demoraram tempo a habituar-se à ideia de que a filha tinha nascido num corpo errado. A mãe insistia em vestir-lhe saias, o pai deixava-a andar à solta e fechava os olhos ao problema que tinha pela frente.
Aos 14 anos, com as hormonas juvenis aos saltos, Ana Rita deixou de conseguir esperar. Percebeu que teria de vencer o corpo. A batalha começou aos 16 anos. Aos 22, já com barba, sem peito, sem útero e ovários, o corpo começa a encaixar na cabeça masculina de João Pedro. Mudou de nome, mas ainda não está plenamente livre. Falta-lhe o símbolo maior da masculinidade.
Um trabalho de Pedro Coelho e José Silva com edição de imagem de Ricardo Sant´Ana e grafismo de Carla Gonçalves.
Jornalista: Pedro Coelho; Reporter de Imagem: José Silva; Edição de imagem: Ricardo Sant´Ana; Grafismo:Carla Gonçalves;
Pós-produção áudio: Octaviano Rodrigues; Produção: Isabel Mendonça; Coordenação: Cândida Pinto; Direcção: Alcides Vieira.

Ficha Técnica

Título Original
Grande Reportagem-Sic 2012
Produção
SIC
Ano
2012
Série
I