Sociedade Civil
A Importância do Toque nas Relações
No livro Tocar: O Significado Humano da Pele", o psiquiatra José Ângelo Gaiarsa diz: Não pode haver saúde, nem funcionamento pleno, se os sistemas vivos, não estiverem ou não mantiverem contatos frequentes.
O toque é instintivo, desenvolvido à nascença, é o primeiro sentido a surgir. Se no ventre o ser humano é suportado e embalado dentro do líquido amniótico, fora necessita de ser tocado permanentemente. É pelo toque que a criança aprende: a temperatura, a textura ... da mesma forma o toque é importante para os adultos também lhes dá conforto e autoestima. Segundo antigas tradições orientais, as mãos são um importante meio de transmissão de energias, e diversos métodos as utilizam para cura, como o do-in, reiki, shiatsu, shantala.
Fundamental à nossa sobrevivência será cada vez menos valorizado pois as relações humanas estão cada vez mais virtuais. Por outro lado vivemos numa sociedade onde os casos de abusos sexuais são a cada dia denunciados, existe também uma constante preocupação por parte dos educadores em tocar ou ser tocado.
Caminhará assim a vida moderna para um Não Tocar não permitindo correr o risco de mal entendidos? Mas o que é o toque? a que está ligado? o que representa? qual a sua carga emocional, afetiva e física? Será que os bebés que recebem mais contacto físico apresentam menos senilidade na velhice? Que sequelas deixa a privação do toque?
Ficha Técnica
- Título Original
- 2014
- Intérpretes
- Apresentação de Eduarda Maio
- Produção
- RTP
- Ano
- 2014
- Duração
- 90 minutos
- Série
- 9