Sociedade Civil
Novos Pobres
O dia internacional para a erradicação da pobreza celebra-se a 17 de outubro. A data foi comemorada pela primeira vez em 1992, com o objetivo de alertar a população para a necessidade de defender um direito básico do ser humano.
Os últimos dados sobre a pobreza em Portugal são preocupantes. O desemprego jovem em Portugal, em Março de 2014, era de 36,1_, significativamente superior ao verificado na UE 22,5_. Em 2013, 25,5_ dos residentes em Portugal viviam em privação material severa. A taxa de risco de pobreza em Portugal aumentou em 2012 para 18,7_, ou seja, afetava quase dois milhões de portugueses, indicam os dados provisórios sobre o rendimento e condições de vida do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Assim, o risco da pobreza já atinge um quinto da população portuguesa. E, além disto, o fenómeno dos novos pobres chega a cerca de 500 mil famílias. São famílias que têm emprego, rendimentos, mas o que ganham não é suficiente para viverem acima do limiar da pobreza.
Ou seja, mesmo com emprego, precisam de ajuda. Estes fenómenos explodiram no ano passado, claramente em resultado da crise que retirou rendimentos aos portugueses. Por um lado, descidas nos salários líquidos por efeito do agravamento da carga fiscal.
Por outro lado, o corte generalizado nas prestações sociais - subsídio de desemprego, subsídio de doença, RSI... No passado, as prestações do Estado foram as medidas mais eficientes para retirar portugueses da pobreza. E agora? Qual a contribuição do estado? O que cada um pode fazer? Que movimentos têm surgido para combater a pobreza? A pobreza não é erradicada por uma questão política?
Estas e outras questões vamos ver esclarecidas no próximo Sociedade Civil.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2014
- Intérpretes
- Apresentação de Eduarda Maio
- Produção
- RTP
- Ano
- 2014
- Duração
- 90 minutos
- Série
- 9