Sociedade Civil
Importância das atividades extra-curriculares
Início de aulas é sinónimo de retomar a rotina, de volta as regras e as tarefas diárias, e nem sempre é fácil conciliar os horários dos pais e das crianças. Por este motivo muitos pais optam por colocar os seus filhos em atividades extracurriculares. Estas, têm vindo a assumir uma maior importância e um maior impacto na vida das crianças e jovens, ao longo dos últimos anos. São vastos os benefícios referidos em vários estudos nacionais e internacionais, nomeadamente no que diz respeito às atividades desportivas e/ou às atividades artísticas.
De certa forma, as atividades extracurriculares ajudam os pais nesta tarefa difícil que é educar. Não só se apresenta como uma solução pela falta de tempo dos pais, como também uma tentativa de que o tempo livre das crianças seja aproveitado de uma melhor forma, evitando as permanências em frente à televisão ou outro tipo de tecnologias. Assim, em lazer podem melhorar competências.
Várias são as competências que podem ser trabalhadas, como é exemplo, a autoestima, a timidez, raciocínio lógico, coordenação motora, autonomia e responsabilidade, influenciando diretamente e contribuindo para uma melhora no rendimento escolar.
Mas não estarão as crianças sobrecarregadas com tanta carga horária? A própria escola já disponibiliza atividades para as crianças. Será contraproducente a participação das crianças em atividades extracurriculares? Qual o número máximo de atividades que são aconselháveis? Até que ponto não é prejudicial ter uma atividade diferente em cada dia? Mas será que as crianças não têm atividade física suficiente nas escolas?
Ficha Técnica
- Título Original
- 2014
- Intérpretes
- Apresentação de Eduarda Maio
- Produção
- RTP
- Ano
- 2014
- Duração
- 90 minutos
- Série
- 9