Sociedade Civil
Jogo da Mentira
Viveremos rodeados de pinóquios?
Mentir vai contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido como um pecado em muitas religiões. Vários poderão ser os motivos que levam à mentira, para se livrar da culpa, para não causar discussões ou por medo de perder a confiança de uma pessoa querida. Porque a verdade é inconveniente, ou por tantos outros motivos que podem existir. A mentira surge muitas vezes como forma de evitar a penalidade depois de se fazer algo que um indivíduo acredita ser reprovável ou passível de castigo.
A mentira torna-se uma sátira com propósitos humorísticos quando deixa explícita pelos excessos na fala e o tom divertido, que de fato, é uma mentira. Nestes casos é com frequência tratada como não sendo imoral e é bastante praticada por humoristas, comediantes, escritores e poetas.
Mas mentir será uma mania? Que tipo de mentiras são as mais comuns? Existe alguma relação com a história familiar? Qual o fator para se ser mentiroso? Porque se mente? Baixa autoestima? Necessidade de integração? Quais os principais problemas causados pela mentira? Uma mentira pode ser saudável? A partir de que momento se pode começar a ultrapassar o limite da mentira, perdendo a noção e assumindo a mentira como a verdade? Mentir é essencial para viver em sociedade? A infidelidade recorrente em relacionamentos amorosos pode configurar uma mentira compulsiva? Mentir vicia? Existe tratamento para o mentiroso compulsivo?
Ficha Técnica
- Título Original
- 2014
- Intérpretes
- Apresentação de Eduarda Maio
- Produção
- RTP
- Ano
- 2014
- Duração
- 90 minutos
- Série
- 9