Programas tv

Sociedade Civil

Imagem de Viver Mais é Viver Melhor?

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Viver Mais é Viver Melhor?

Episódio 182 de 0 Duração: 90 min

O envelhecimento da população é um fenómeno de extensão mundial. A OMS (Organização Mundial de Saúde) prevê que em 2025 existirão 1,2 biliões de pessoas com mais de 60 anos, sendo que os muito idosos (com 80 ou mais anos) constituem o grupo etário de maior crescimento. Esta população vive essencialmente nos países desenvolvidos e, na sua maioria (58,2_), os idosos são mulheres.
Projeções do INE (Instituto Nacional de Estatística), sobre a população residente entre 2012-2060 em Portugal, demonstram que para além do declínio populacional esperam-se alterações da estrutura etária da população, resultando num continuado e forte envelhecimento demográfico.
Assim, entre 2012 e 2060, o índice de envelhecimento aumenta de 131 para 307 idosos por cada 100 jovens, no cenário central. Nesse mesmo período e cenário, o índice de sustentabilidade potencial passa de 340 para 149 pessoas em idade ativa por cada 100 idosos.
Para este fenómeno contribuiu, para além de outros fatores, a esperança de vida à nascença, que se prevê atingir em Portugal, em 2060: os 84,21 anos para os homens e os 89,88 anos para as mulheres.
Posto isto, queremos perceber se "VIVER MAIS É VIVER MELHOR?". Será o aumento de população idosa portuguesa proporcional à qualidade de vida e ao seu bem-estar? A qualidade de vida tende a aumentar ou não com a idade? Porquê? Como podemos inferir a qualidade de vida da população idosa? Que indicadores mostram esta realidade? A saúde, a dependência/independência, as possibilidades económicas, a satisfação com a vida, a disponibilidade de bens materiais, o sentido de segurança e a dignidade pessoal (entre outros) ajudam-nos a medir a qualidade de vida. Em Portugal, em que situação se enquadram os idosos neste indicadores? Na população idosa, vivem melhor as mulheres ou os homens? Porquê? Onde residem os idosos que vivem melhor (em casa, em casa de familiares ou em lares)? O que há a fazer em Portugal para melhorar a qualidade de vida da população e, consequentemente, para proporcionar uma vida na velhice melhor? Que tipo de atividades devem ser proporcionais à população idosa no sentido de promover uma vida mais ativa e com maior qualidade? Ainda existem preconceitos sociais relativamente aos idosos? Quais? Como isso afeta o seu bem-estar? Que medidas têm sido adotadas na sociedade portuguesa e pelos nossos governantes para alcançar um envelhecimento bem-sucedido? A qualidade de vida da população idosa resume-se apenas à expressão "mente sã, em corpo são"?

Ficha Técnica

Título Original
2014
Intérpretes
Apresentação de Eduarda Maio
Produção
RTP
Ano
2014
Duração
90 minutos
Série
9