História Natural do Brasil
Episódio n.º1
Em tempos, a enigmática floresta Amazónia estendia-se ao longo da costa por milhares de quilómetros. Agora restam apenas 7%. No entanto, ainda é o lar de muitos animais notáveis.
Os muriquis são os maiores macacos da América do Sul. Estas criaturas muito raras e altamente sociais cumprimentam-se com abraços: quanto mais próxima a amizade, mais intensos são os abraços.
O andorinhão-velho voa pelas águas revoltas das imponentes Cataratas do Iguaçu para construir o seu ninho nos rochedos escorregadios por trás das cortinas de água.
O quati é uma criatura de aparência curiosa, com o seu longo nariz flexível e cauda amarrada, o que o torna bastante cómico. Mas as aparências enganam: o quati é um caçador eficiente. É também muito social, vivendo em grupos de fêmeas que são compostos por irmãs, mães e tias. As fêmeas ajudam-se umas às outras nas suas vidas quotidianas, mantendo afastados os predadores.
O manakin azuis também é um animal social, mas de uma maneira completamente diferente. Nas profundezas da floresta, os machos destas aves surpreendentemente coloridas trabalham em equipa para cortejar uma fêmea. Como artistas de circo em miniatura, saltam de galho em galho para impressionar a audiência. Apenas o artista principal consegue realizar o último ato.
Ficha Técnica
- Título Original
- Brazil - A Natural History
- Ano
- 2014