Saara
O Segredo da Mauritânia
No extremo oeste do Saara fica a Mauritânia. Há dez anos, este país era uma travessia movimentada de migrantes da África Ocidental para as Ilhas Canárias, mas desde que a guarda costeira espanhola realizou patrulhas, ninguém conseguiu passar.
A Mauritânia é um daqueles países que conseguiu escapar da atenção da imprensa mundial. Um país de areia onde as primeiras cidades não foram construídas até a década de 1960, mas a urbanização trouxe muitos costumes do deserto para a cidade. Notório é o hábito de alimentar jovens garotas com leite de camelo e farinha de rosca mergulhadas em azeite, um costume proibido que visa torná-las mais atraentes no mercado de casamentos.
Acontece que há muito mais na Mauritânia que eles preferem esconder.
Oficialmente, a escravidão foi abolida na Mauritânia em 1981, quase um século depois que o resto do mundo a proibiu, mas ativistas ainda lutam todos os dias para libertar dezenas de milhares de mauritanos negros pertencentes a terceiros. Eles não têm direitos. Eles não são pagos. As mulheres que têm filhos, geralmente de seus donos, precisam dar aos filhos o sobrenome de seus donos, e os filhos não têm direito a educação. E a batalha contra a escravidão é perigosa para ativistas, advogados e jornalistas que reportam sobre ela.
Ficha Técnica
- Título Original
- Sahara
- Intérpretes
- Locução: Pedro Marques
- Produção
- RTP - Aquisição de Programas Estrangeiros / Elleke Claessen e Nicole Fints / Rafael Bolota
- Música
- Rutger Zuydervelt
- Ano
- 2019
- Duração
- 52 minutos