Saara
Timbuktu na Encruzilhada
Timbuktu era o destino dos sonhos para qualquer viajante corajoso o suficiente para atravessar o Saara. Séculos atrás, histórias míticas foram contadas sobre Timbuktu; Dizia-se que as ruas eram pavimentadas em ouro.
Em 2012, a cidade foi tomada por uma aliança de separatistas tuaregues e jihadistas de Ansar Dine. Eles realizaram o sonho de gerações de nômades tuaregues: seu próprio estado, sob o nome de Azawad. Túmulos antigos foram destruídos e, durante nove meses, Timbuktu viveu sob o estrito regime da sharia até o exército francês ser trazido para libertar a cidade.
Encontramos o dono do único bar em Timbuktu, filho de um casamento misto entre uma mãe maliana e um soldado francês. Foi essa ancestralidade que salvou a sua vida no dia em que os jihadistas tomaram a cidade. Todos em Timbuktu têm duas identidades. O jornalista local que teve que fazer propaganda para os ocupantes permanecerem vivos. As jovens que foram abusadas pelos jihadistas, mas depois voltaram para celebrar e dançar uma música que elogia os ideais de seus agressores.
Timbuktu parece continuar a ser uma cidade perigosa diante de uma crise de identidade.
Ficha Técnica
- Título Original
- Sahara
- Intérpretes
- Locução: Pedro Marques
- Produção
- RTP - Aquisição de Programas Estrangeiros / Elleke Claessen e Nicole Fints / Rafael Bolota
- Música
- Rutger Zuydervelt
- Ano
- 2019
- Duração
- 52 minutos