Saara
Níger: Preso no Meio
Durante séculos, a cidade-fronteira do deserto de Agadez foi o ponto de partida para os viajantes que cruzavam o Saara; o centro entre a África Ocidental e o Mediterrâneo, mas o pânico na migração europeia teve um enorme impacto sobre a Agadez. Sob pressão de Bruxelas e recebendo pagamentos substanciais, o governo do Níger adotou uma lei que proíbe o transporte de migrantes.
A lei deixou mais de 6.000 contrabandistas desempregados. Seus carros foram confiscados, muitos foram presos e a maioria dos migrantes em Agadez foi devolvida aos países vizinhos da Argélia e da Líbia.
Hoje, Agadez é uma cidade furiosa. A UE havia prometido emprego alternativo, mas dos 6.000 candidatos, apenas 200 empregos se concretizaram. Os ex-contrabandistas culpam seus próprios burocratas, que cobraram taxas para ajudá-los a preencher os formulários, mas depois se recostaram e não fizeram nada.
Alguns dos contrabandistas mudaram-se para as minas de ouro no Saara, um trabalho indescritivelmente difícil no calor de 45 graus e muito longe do lucrativo emprego anterior.
Há uma atmosfera volátil nas ruas de Agadez. Segunda-feira sempre era o dia da partida para os contrabandistas. Será que os contrabandistas de Agadez encontraram uma nova maneira de contornar os desejos para a Europa e os bloqueios?
Ficha Técnica
- Título Original
- Sahara
- Intérpretes
- Locução: Pedro Marques
- Produção
- RTP - Aquisição de Programas Estrangeiros / Elleke Claessen e Nicole Fints / Rafael Bolota
- Música
- Rutger Zuydervelt
- Ano
- 2019
- Duração
- 52 minutos