As Grandes Mentiras da História
1915: O Naufrágio do Lusitania
No dia 7 de maio de 1915, em plena Primeira Guerra Mundial, um enorme paquete afundou-se ao largo da costa da Irlanda. Mil e duzentos passageiros nunca chegaram a Inglaterra... Todos perderam a vida a bordo do Lusitania, a jóia da frota britânica. Mas não se tratou de um comum naufrágio: seria motivo de debate durante mais de um século. Terá sido o submarino alemão que torpedeou o Lusitânia o único responsável? Desapareceram documentos, foram engendradas falsas campanhas na imprensa. Ao afundar, o Lusitania, esse gigante dos mares, bateu um trágico recorde: afundou-se em menos de 20 minutos e o facto de um submarino militar alemão afundar um navio cheio de civis pode ter sido só um erro lamentável? Ou será que esses civis inocentes foram apanhados num dos assuntos mais misteriosos da Primeira Guerra Mundial? Entre as vítimas estavam 121 passageiros americanos.
A produção deste documentário reabriu a investigação. O dossier tem tudo: assuntos de Estado, um crime de guerra, manipulação dos media.
Foram analisados os cenários possíveis, um a um. Procuraram-se provas nos arquivos. O Lusitania pode muito bem ter mudado o curso da História, pois os Estados Unidos não perdoam as mortes de cidadãos americanos e agora, a opinião pública exigia que a América entrasse imediatamente na guerra contra a Alemanha.
A história do Lusitânia é um emaranhado de mentiras que agora jaz ao largo da costa da Irlanda, a 50 braças de profundidade...
Ficha Técnica
- Título Original
- History´s Greatest Lies
- Realização
- Luc David, Sonia Gonzalez, Bénédicte Delfaut
- Produção
- Compagnie Des Phares Et Balises
- Autoria
- Anne Labro
- Ano
- 2016
- Duração
- 52 minutos