Programas tv

Portugueses pelo Mundo - Comunidades

Lyon

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Lyon

Episódio 23 de 0 Duração: 30 min

Neste episódio do "Portugueses pelo Mundo", regressamos a França, mais propriamente a uma das capitais da gastronomia, Lyon, para conhecer mais uma comunidade portuguesa.
Maria Helena Vaz tem 46 anos, é lusodescendente nascida em Lyon e trabalha como fotógrafa. É no miradouro da Basílica da Nossa Senhora de Fourviére que nos dá as boas-vindas à cidade de Lyon. Ali fala-nos da importância do espaço para a comunidade portuguesa e do que podemos ver a partir dquele ponto da cidade. Dali seguimos em passeio pelas ruínas romanas para nos contar um pouco da história da sua família e do seu percurso pessoal e profissional, é neste espaço que recorda as memórias que tem de Portugal e de França. Na Praça de Terreaux, junto à Câmara municipal da cidade, fala-nos mais sobre a localidade onde nasceu. Dali convida-nos a atravessar uma das pontes do Rio Saône e leva-nos a contemplar uma das atrações da cidade, o emblemático mural lionês com várias figuras que todos conhecem. Fala-nos do seu trabalho enquanto fotógrafa e professora de dança, que lhe permite ter uma ligação à comunidade. Com ela ficamos a conhecer Elisabete Trigo, uma escritora portuguesa que já entrevistou para o seu programa de rádio e que vive em Lyon. O fim de tarde está reservado para outra das suas paixões: a dança, onde acompanhamos uma aula de "salsation" feita para a comunidade portuguesa. No final da aula fala-nos da importância de Portugal, das saudades que tem, do futuro da comunidade e dos seus projetos.
Jaime Barros tem 62 anos, é natrual de Vila Verde, trabalhou como operário fabril e atualmente está reformado. É na Ponte doi Colégio, uma das muitas que atravessam o Rio Rhône que nos dá as boas-vindas. Junto às margens do rio fala-nos um pouco da sua história de vida, da difícil ida para França em 1973 e das dificuldades que sentiram na adaptação nos primeiros tempos: da língua ao frio. Recorda a primeira vez que regressou a Portugal e revela alguns dos gostos que tem como passear pela zona antiga da cidade, conhecida pelos seus "traboules". É na zona antiga que nos conta um pouco do seu percurso profissional e nos convida a provar um bolo típico de Lyon, assumindo que prefere a pastelaria portuguesa. Fala-nos da ligação à comunidade portuguesa e da Associação Desportiva e Cultural dos Jovens Portugueses de Saint-Priest. Durante a viagem ficamos a conhecer a fábrica do irmão Armindo, que nos conta algumas histórias da família. Jaime convida-nos ainda para assistir a um treino da equipa da sua associação, onde é surpreendido pelos jogadores. Despede-se falando de Portugal, da saudade e do futuro que pretende dividir entre os dois países.
Patrícia Correia tem 43 anos, é natural de Lagoa e trabalha como assistente técnica. É no Jardim das Curiosidades, em Saint-Just que a conhecemos e ficamos a saber um pouco mais da sua história e da oportunidade de ir para Lyon há 9 anos. Conta que sentia falta de alguma coisa e surgiu o desafio de ir para Lyon, onde tinha família. Apesar de ter família revela que no início teve algumas dificuldades em integrar-se e ter a pastelaria típica de Portugal. Apesar de gostar de Lyon, diz ter planos para regressar a Portugal daqui a alguns anos, sobretudo qualidade de vida que o nosso país tem. Leva-nos num passeio pela portugalidade de Lyon e dá-nos a conhecer o Café Lisboa, onde vai levantar uma encomenda de pastéis de bacalhau. Convida-nos a acompanhar a emissão do "Raízes", programa feito em português na Rádio Pluriel. Dali seguimos para a Associação Estrelas do Minho de Vaulx-En-Velin, onde assistimos a uma mini demonstração de bombos. A noite está reservada para um jantar em família, em casa dos sogros com gastronomia dos dois países. É aqui que nos despedimos e ficamos a saber os planos para o futuro.

Ficha Técnica

Título Original
Portugueses pelo Mundo - Comunidades
Ano
2020
Duração
30 minutos
Série
10