Programas tv

Nada Será Como Dante

Géneros

  • Artes e Cultura

Informação Adicional

Episódio n.º27

Episódio 27 de 42 Duração: 26 min

"E para quê poetas em tempos de indigência?", questiona-nos Friedrich Holderlin na elegia "Pão e Vinho", num dos versos mais célebres da poesia alemã.
É precisamente por Holderlin, e pela edição da sua poesia completa, numa tradução de João Barrento, tradutor que considera que a forma final da poesia de Holderlin é a de "um cristal anguloso, nunca a de um organismo perfeito", que Filipa Leal e Pedro Lamares iniciam esta nova emissão de Nada Será Como Dante.
Entre leituras de Ramalho Ortigão, Elisa Gabbert, Ida Vitale ou Erling Kagge, recordamos o viver tão fascinante quanto sofrido, entre a vulnerabilidade e a irascibilidade, de um ícone sem tempo: Maria Callas, a "Divina". Um livro que recolhe cartas e memórias da soprano, da autoria de Tom Volf, foi da estampa ao teatro, e a atriz que dá corpo a Callas, Monica Bellucci, garante que o que mais a fascinou foi perceber que Callas, a mulher, viveu sempre como queria num tempo em que às mulheres não se lho permitia.
A terminar, seguimos os passos de Alexandra Lucas Coelho em Beirute, autora e jornalista que, da revolução de 2019 (que nunca se cumpriu afinal) à explosão do ano seguinte que devastou a cidade libanesa, revolve na milenar história daquele país para descobrir que respostas há para o futuro num lugar tão apaixonante quanto amargurado, mas nunca por nunca vencido.

Ficha Técnica

Título Original
Nada Será Como Dante 2021
Realização
Ricardo Freitas
Produção
Até ao Fim do Mundo
Autoria
Autoria: RTP2, Até ao Fim do Mundo
Ano
2021
Duração
26 minutos
Série
3