Uma Ilha Doirada no Princípio do Mundo
Ep. 13 29 Mar 2025
Esta viagem faz-se num Alentejo interior que acabou por ver um certo litoral com a chegada da grande barragem. No Alandroal Luis Bulhão Martins segue a tradição da família que já tem assegurada continuidade. Porcos, vacas e cabras equilibram entre si todo um imenso ecossistema onde o Homem (neste caso as mulheres porque são elas quem põe de pé todo este cotidiano) tenta ajudar os desígnios da natureza.
Pedro Santos viu-lhe chegar o ganha pão através da água, que banha os peixes e os lagostins que apanha, por um milagre mais da engenharia que do divino. O Alqueva viu nascer um admirável mundo novo que vai para a mesa logo ali na beira rio com um imenso espelho de água de fundo.
E chegamos às terras libertadas. Para lá do Guadiana, onde ainda é Portugal, as terras de Serpa e Ficalho são um pouco mais país que o resto. E nestes lugares de irredutíveis lusitanos que resistem e resistirão sempre ao invasor, um poeta faz o seu azeite literalmente no Olival que o viu nascer. Bento Sargento carrega história e estórias para além dos desígnios da produção de um azeite de excelência. Uma inspirada maneira de terminar esta viagem pelo nosso continente. No último episódio desta temporada rumaremos à Ilha de Santa Maria onde os Açores se fazem diferentes e curiosos. A grande descoberta
Uma Ilha Doirada no Princípio do Mundo
Ep. 13 29 Mar 2025
De Um Alentejo Selvagem ao Ouro Líquido das Terras Libertadas
Ep. 12 22 Mar 2025
De um Alentejo Persa a um Oeste Selvagem
Ep. 11 15 Mar 2025
Sal da Terra, Peixe do Ar e Trigo do Vento
Ep. 10 08 Mar 2025
No Reino do Baixo Mondego e Mais Além
Ep. 9 01 Mar 2025
No Sopé da Serra as Estrelas Estão na Terra
Ep. 8 22 Fev 2025
Raia, Montado e Serra
Ep. 7 15 Fev 2025
Sonâmbulos a Apascentar a Eternidade e Nossas Senhoras dos Impossíveis
Ep. 6 08 Fev 2025