O Lugar da História
O Jardim Desapareceu
Para a cultura judaico-cristã, a primeira menção à palavra e ao conceito de jardim aparece na Bíblia. Os jardins do Éden são o paraíso perdido pela humanidade a partir do momento em que Adão e Eva são expulsos como castigo por terem provado o fruto proibido. Essa imagem de lugar impossível, longe da realidade, protegido de todos os males, esconderijo de inquietações humanas, permaneceu para sempre.
Ao longo dos milénios, o homem quis reservar um pequeno espaço para o seu "paraíso" terreal e compôs, segundo as regras de cada época, o seu jardim.
O Lugar da História viajou no tempo à procura dos jardins que se construíram em Portugal e o que eles representaram. Desde os requintados jardins romanos, passando pelos "hortos perfumados" de influência árabe, ou pelos jardins-cela dos monges contemplativos, ou até aos jardins esplendorosos do séc. XVIII, os portugueses conheceram de tudo um pouco. E hoje? Será que nas construções atuais, o Homem ainda ambiciona ter o seu pedacinho particular de "paraíso perdido"?
Jornalista: Anabela Saint Maurice
Imagem: Helder Oliveira
Edição Vídeo: Eurico Barradas
Pós-Produção Audio: Ari de Carvalho/ António Garcia
Próximas emissões deste episódio
Ficha Técnica
- Título Original
- O Lugar da História
- Produção
- RTP-Ana Pitas/Alice Milheiro/Maria João Rolão Preto
- Autoria
- Coordenação e Edição Júlia Fernandes
- Ano
- 1997
- Duração
- 50 minutos
- Série
- 1