Sociedade Anónima
Culpa
Alice vai ao liceu onde estuda Jorge para uma reunião de pais e, enquanto passeia pelo pátio, vê o filho com um amigo. Aproxima-se e descobre que Jorge segura, distraidamente, um "charro"! Jorge é apanhado de surpresa e, por mais que tente, não consegue convencer a mãe de que o "charro" não era seu, mas sim do seu amigo. Apesar de Jorge contar a verdade, Alice não acredita e repreende-o, avisando que será ele próprio a contar toda a histótia ao pai.
Ao chegar à Penitenciária, Alice toma conhecimento de um caso bastante estranho: Manuel, preso por ter violado e morto uma criança, na verdade é inocente, mas deu-se como culpado, pois assistiu a tudo e nada fez para salvar a criança. Alice, perturbada com o caso de Manuel, resolve falar com o director sobre o assunto, mas chega à conclusão de que o próprio recluso não aceita qualquer ajuda¿ E é esta atitude de auto-punição que, no final, acaba por conduzi-lo à morte!
Entretanto, Carlos começa a ficar preocupado com Sónia, uma aluna sua que falta constantemente às aulas e não lhe entregou um trabalho tal como tinham combinado. Decide então descobrir o que se passa e qual não é o choque quando fica a saber que Sónia é prostituta!¿
Ficha Técnica
- Título Original
- Sociedade Anónima
- Intérpretes
- Maria d´Aires(Alice), Adriano Luz(Carlos), Guilherme Duarte(Jorge), Vera Alves(Susana), Pedro Efe(Figueiredo), António Capelo(Doutor), Carlos Santos(Ricardo Freitas, o director), Marco d´Almeida(João)
- Realização
- Jorge Paixão da Costa
- Produção
- NBP
- Autoria
- Jorge Paixão da Costa e Produções Fictícias
- Música
- Luís Represas e José Calvário
- Ano
- 2001
- Duração
- 52 minutos