Independência Já! Uma História a Pretos e Brancos
Episódio n.º4
É o último de uma série de quatro programas que se propõe rever a saga da descolonização portuguesa em África, tendo Moçambique como ponto de perspectiva.
A revolta dos colonos em Lourenço Marques ameaça degenerar em catástrofe. Os dirigentes da rebelião branca e a própria Frelimo procuram uma saída. Mas as autoridades portuguesas não sabem o que fazer, sempre suspensas da decisão do presidente da República em Lisboa. O general Spínola entre em contacto telefónico com os dois lados e a senha "galo, galo, amanheceu" põe termo ao pesadelo ¿
Tomam-se decisões rápidas quanto à descolonização de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. Em Angola multiplicam-se as iniciativas diplomáticas, com americanos, soviéticos, cubanos e sul-africanos a movimentarem-se sem que Lisboa nada consiga fazer.
Em Moçambique, a Frelimo, sempre com os olhos postos em Angola, entra num governo de transição que vai preparar a Independência. Mas esta será também uma transição dolorosa e que vai eliminar por muitos anos toda a possível oposição de moçambicanos ao projecto da Frelimo.
Ficha Técnica
- Título Original
- Independência Já! Uma História a Pretos e Brancos
- Produção
- Alice Milheiros
- Autoria
- Fernando Magalhães
- Ano
- 2001
- Duração
- 50 minutos