Conversa Capital com Jorge Seguro Sanches

por Antena 1

Entrevista Antena1-Económico a Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado da Energia. Entrevista conduzida por Rosário Lira da Antena1 e Francisco Ferreira da Silva do Diário Económico.

Os consumidores poderão começar a sentir já no próximo ano, na fatura da eletricidade, os efeitos da redução da dívida tarifária. Garantia dada à Antena 1 e ao Económico pelo secretário de Estado da Energia.

Para além da diminuição dos juros da dívida tarifária, os efeitos na fatura do consumidor, vão fazer-se sentir, segundo o secretario de Estado da Energia, graças à aplicação de novas medidas, como redução da garantia de potência e um maior rigor nos contratos.

Jorge Seguro Sanches adiantou ainda nesta entrevista que o Governo não vai autorizar novas subsidiações, exceto situações que se justifiquem a bem dos consumidores. Neste sentido revela à Antena 1 que está disponível para fazer avançar o investimento com os chamados contadores inteligentes se houver ganhos para os consumidores, com as empresas a assumirem os custos.

O secretário de Estado da Energia adianta ainda que todos os contratos que são concessões e que constituem rendas para as empresas vão ser renegociados nesta legislatura. Assim, para o ano há já para analisar o contrato da Central de Sines. Sem querer tomar uma posição definitiva, Jorge Seguro Sanches refere que não faz sentido dizer que se vai desligar uma central, depois de se ter feito um investimento de largas dezenas de milhões de euros e que tem preços mais baixos. "Não faria sentido estarmos a dizer que essa seria a primeira central a fechar, logo aquela que tem o preço mais baixo", adianta.
pub