Arquiteto Juan Domingo Santos fala hoje em Lisboa sobre projeto com Siza Vieira

por Lusa

O arquiteto Juan Domingo Santos profere hoje, em Lisboa, a conferência de abertura da 14.ª Conferência Internacional Docomomo, na qual irá abordar o projeto desenvolvido com Álvaro Siza para o átrio da Nova Porta do Alhambra, em Espanha.

A conferência de abertura está prevista decorrer entre as 16:00 e as 18:00, na Fundação Calouste Gulbenkian, onde a conferência internacional tem programa até sexta-feira, organizada pelo Docomomo, comité internacional para a documentação e conservação de edifícios, sítios e espaços públicos.

Inicialmente estava prevista a participação de Álvaro Siza Vieira e do holandês Rem Koolhaas, criador da Casa da Música, no Porto, mas, contactada pela agência Lusa para confirmação, a organização indicou que os dois arquitetos não poderão estar presentes, por razões pessoais.

Os arquitetos João Carrilho da Graça e Gonçalo Byrne vão discutir, durante a conferência, projetos sobre a frente ribeirinha de Lisboa, e estão confirmados, segundo a organização, Lacaton & Vassal, Adam Caruso, Winfried Brenne, Joan Busquets, Gonçalo Byrne, Josep Maria Montaner, João Luís Carrilho da Graça e João Gomes da Silva.

A conferência terá como tema geral "Adaptive Re-use. The Modern Movement Towards the Future", e inclui um programa de mesas-redondas, `workshops` com a participação de 200 investigadores em 29 sessões, além de visitas a edifícios e estruturas urbanas, no centro e norte do país.

Na quarta-feira, Joan Busquets, Gonçalo Byrne e Josep Maria Montaner vão debater o futuro das cidades de Lisboa e Barcelona, e na quinta-feira será a vez de João Luís Carrilho da Graça e João Gomes da Silva discutirem projetos para a frente ribeirinha de Lisboa.

O Docomomo realiza esta conferência internacional cada dois anos, tendo a anterior decorrido em Seul, na Coreia, também com a presença de arquitetos de todo o mundo, desde a Austrália, Chile, Reino Unido, Brasil, Grécia, Israel, México, Finlândia e Espanha.

Docomomo é uma organização criada nos anos 1980, para promover a documentação e conservação de edifícios e espaços públicos criados no século XX.

Tópicos
pub