Arquitetos Paisagistas europeus reúnem-se em Lisboa a partir de sexta-feira

por Lusa

A Federação Europeia dos Arquitetos Paisagistas (IFLA-EUROPE), com membros de 34 países, reúne-se em Assembleia Geral anual, em Lisboa, de sexta-feira a domingo, anunciou hoje a associação portuguesa que representa estes profissionais.

De acordo com a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP), o encontro começa com uma conferência internacional pública, na sexta-feira, seguida de visitas guiadas a locais emblemáticos da cidade, e a reunião dos presidentes e delegados acontece no fim de semana.

A APAP é responsável pela organização do encontro, que decorrerá no Palácio da Independência, onde, na sessão de abertura, estará o vereador da Estrutura Verde e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes.

"Landscape Archetypes, Lessons for the Future" (Arquétipos da Paisagem, Lições para o Futuro) é o tema da conferência internacional, que incide sobre a construção de paisagens, os seus arquétipos, assegurando inovação, sustentabilidade e qualidade de vida.

Entre os oradores convidados estarão Javier Maderuelo (Espanha), Jana Spulerova (Eslováquia) e Christian Küpfer (Alemanha).

No encerramento será entregue o Prémio Jornal Arquitecturas/Vibeiras Jovem Arquiteto Paisagista.

Também na sexta-feira, pelas 19:00, terá lugar, nos Paços do Concelho, uma receção de boas-vindas ao Comité Executivo da Federação Europeia, dos Delegados da IFLA EUROPE, dos presidentes das associações de arquitetura paisagista dos vários países europeus e dos oradores da conferência.

A Assembleia Geral inclui, no programa de trabalhos, a cerimónia do IFLA EUROPE Youth Competition 2015, assim como a atribuição do Galardão IFLA EUROPE 2015 à UNESCO, que será recebido pelo diretor-geral do World Heritage Centre, Kishore Rao.

Também serão nomeados membros honorários da IFLA-EUROPE os arquitetos Gonçalo Ribeiro Telles, galardoado com o Prémio Sir Geoffrey Jellicoe 2013, a mais importante distinção internacional na arquitetura paisagista, Margarida Cancela d`Abreu (da APAP) e Fritz Auweck (da Associação Alemã).

Criada em 1948, a IFLA divide-se em quatro organizações regionais, e a IFLA EUROPE visa o desenvolvimento da arquitetura paisagista neste continente, defendendo o contributo da profissão como indispensável na criação de ambientes equilibrados e sustentáveis.

Tópicos
pub