Arte & Ofício reúnem-se para concerto único na Casa da Música, no Porto

| Cultura

A banda portuguesa Arte & Ofício, referência do rock progressivo na década de 70, vai juntar-se para um concerto único, dia 30, na Casa da Música, no Porto, momento que ficará gravado em disco.

Mais de 30 anos após o fim do grupo, subirão ao palco os três elementos sobreviventes da sua fundação, António Garcez, Sérgio Castro e Álvaro Azevedo (Sérgio Cordeiro e Juca Rocha já faleceram), que irão recriar de forma efémera um projeto por onde passaram ainda os pianistas António Pinho Vargas, André Sarbib e Jorge Filipe Santos.

O trio referido terá a companhia de Fernando Nascimento e Jorge Filipe, músicos que também passaram pela banda antes da sua paragem, motivada pelo empenho dos seus vários elementos em projetos paralelos, como os Psico, Trabalhadores do Comércio e Pop Five Music Inc.

O momento será registado em disco, já que, segundo a assessoria da banda, as gravações mestras ter-se-ão perdido irremediavelmente, facto que, por exemplo, torna os poucos exemplares existentes, ainda em registo vinil, autênticas peças de museologia, à venda na internet por muitas centenas de euros.

Os Arte & Ofício estrearam-se em 1975 e duraram até maio de 1983, tendo editado dois longa-duração (lp), "Faces" (1979) e "Danza" (1982), além de uma série considerável de "singles", iniciada com o lançamento de "Festival/Let Yourself Be" (1977).

Referência da música progressiva e do jazz-rock português, os Arte & Ofício atuaram, nos últimos anos da década de 70, como banda suporte nos concertos dos Can, Joe Jackson e The Stranglers nas suas passagens por Portugal, o que mereceu, na altura, referências elogiosas nas revistas britânicas Melody Maker e Billboard.

Para a história fica ainda o facto de ter sido a primeira banda de rock a fazer uma digressão por todo o continente, com concertos quase consecutivos entre junho e julho de 1979.

Tópicos:

Let Yourself, Melody Maker,

A informação mais vista

+ Em Foco

Fãs de Aretha Franklin homenagearam a cantora em várias cidades dos ...

    Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

      Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.

      É um desejo antigo do Homem poder tocar as estrelas. Um feito que parece ser agora "quase" alcançável através da missão espacial solar Parker.