BD "Os doze de Inglaterra", de Eduardo Teixeira Coelho, editada em livro

por Lusa

Lisboa, 06 jan (Lusa) - A banda desenhada "Os doze de Inglaterra", publicada pelo autor Eduardo Teixeira Coelho nos anos 1950 na revista Mosquito, vai ser editada no dia 20 em livro, revelou a editora Gradiva.

"Os doze de Inglaterra" foi publicado entre 1950 e 1951 na revista O Mosquito e era uma adaptação, com texto de Raul Correia e desenho de Eduardo Teixeira Coelho, de uma novela de António de Campos Júnior, intitulada "Ala dos Namorados".

Mais de 50 anos depois - e uma década depois da morte de Eduardo Teixeira Coelho - a banda desenhada é publicada em álbum, com direção e nota introdutória de José Ruy, outro dos autores históricos da nona arte portuguesa.

"Estamos perante uma das melhores histórias de cavalaria contadas em quadradinhos", escreve José Ruy na introdução, explicando que para a edição em livro foram feitas reproduções a partir de provas impressas na época.

"No álbum agora editado pela Gradiva manteve-se a característica da cor de fundo adoptada pelo jornal, que se sobrepunha ao traço preto e que nas edições originais de cada prancha saía semanalmente com tons diferentes", afirma José Ruy.

Com esta edição, a Gradiva associa-se ainda aos 80 anos da revista O Mosquito, uma das populares publicações dedicadas à banda desenhada na primeira metade do século XX e cujo primeiro número saiu a 14 de janeiro de 1936. Eduardo Teixeira Coelho, que morreu em 2005, foi um dos autores de referência desta publicação.

"Os doze de Inglaterra" é um dos episódios narrados por António de Campos Júnior no romance "Ala dos Namorados", mas a história medieval já antes tinha sido contada na literatura portuguesa, nomeadamente em "Os Lusíadas", de Luís Vaz de Camões.

Esta é a história de doze cavaleiros portugueses, entre os quais D. Álvaro Gonçalves Coutinho, o "Magriço", que seguem para Inglaterra para enfrentar outros tantos cavaleiros ingleses e defender a honra de doze damas inglesas acusadas por estes de falta de virtude.

"Na transposição do romance para quadradinhos, Eduardo Teixeira Coelho aplicou todo o seu talento, estilo e rigor, dando expressão às descrições do romancista com o seu traço estilizado, acentuando o movimento e a força das situações dramáticas da narrativa de Campos Júnior", sublinhou José Ruy.

Com um estilo clássico e realista, Eduardo Teixeira Coelho é considerado uma das figuras maiores da banda desenhada portuguesa e um dos que melhor se apropriou de narrativas de pendor histórico.

Já em Itália, onde se fixou e morreu em 2005, Eduardo Teixeira Coelho especializou-se na pesquisa e ilustração sobre armas brancas e armaduras.

A propósito da edição de "Os doze de Inglaterra", Eduardo Teixeira Coelho será homenageado no dia 16 pelo recém-criado Clube Português de Banda Desenhada, na Amadora, na instalações do antigo Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.

Tópicos
pub