Belga Hermann vence Grande Prémio do festival de BD de Angoulême

por Lusa

Paris, 27 jan (Lusa) - O autor belga Hermann, um dos mestres atuais da banda desenhada franco-belga realista, foi distinguido com o Grande Prémio do Festival Internacional de BD de Angoulême (França), foi hoje anunciado.

Na véspera do começo da 43ª edição do festival, a organização anunciou o vencedor do Grande Prémio, cuja escolha esteve envolta em polémica no início do mês pela ausência de mulheres entre os autores nomeados.

Hermann Huppen, 77 anos, foi distinguido com este prémio de carreira por ter "uma das obras mais emblemáticas da banda desenhada franco-belga e por ser um dos autores mais prolíficos da nona arte europeia".

A escolha foi feita em duas rondas de votações entre profissionais da banda desenhada, tenho Hermann sido um dos finalistas, juntamente com o britânico Alan Moore e a francesa Claire Wendling.

A organização do festival de Angoulême decidiu alterar as regras de atribuição do Grande Prémio, em resposta às acusações de sexismo de que foi alvo por não ter incluído mulheres na lista de finalistas. Deixou de haver lista prévia de nomeados e os autores foram convidados a votar livremente em quem quisessem.

Hermann, autodidata, entrou na banda desenhada nos anos 1960 sendo conhecido como autor de "As aventuras de Bernard Prince" e "Comanche", ambas com o argumentista Greg, "Jeremiah" e "Les Tours de Bois-Maury", em nome próprio, atravessando géneros que vão do "western" ao fantástico.

Um dos trabalhos mais recentes é "Old Pa Anderson", com argumento do filho, Yves H., cuja história aborda a segregação racial nos Estados Unidos na década de 1960.

O festival de BD de Angoulême, o primeiro a surgir na Europa dedicado à nona arte, começa na quinta-feira e termina no domingo. Do programa fazem parte uma homenagem ao japonês Katsuhiro Otomo, Grande Prémio de 2015, uma exposição dedicada a Hugo Pratt e outra a Morris, autor de "Lucky Luke".

 

Tópicos
pub